Como a Orientação Vocacional ou Profissional pode ajudar?

A Orientação Vocacional ou Profissional pode sugerir caminhos ou tendências profissionais e contribuir na identificação de opções alinhadas às habilidades e interesses do cliente.

Fazer uma escolha profissional está muito mais difícil nos dias de hoje, devido à amplitude de variáveis que envolvem esse momento. As dúvidas permeiam principalmente com relação ao futuro da profissão e suas reais chances de sucesso no mercado de trabalho.

Além da crise econômica vivenciada por várias áreas de atuação, há uma grande transformação tecnológica em movimento, novas profissões surgindo, outras se extinguindo. Se isso não bastasse há também dúvidas sobre as habilidades, aptidões e motivações internas do indivíduo no que diz respeito ao que realmente deseja investir para colher no futuro.

Para quem deseja escolher a profissão, ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo se reposicionar na profissão, buscar orientação profissional é uma excelente alternativa. Esse processo é desenvolvido por Psicólogo ou Coach e consiste em orientar e apoiar o cliente em seu processo de escolha, com a utilização de instrumentos e técnicas cientificamente comprovadas.

Embora o direcionamento seja construído em conjunto, a escolha final é sempre do cliente, pois esta é uma decisão muito importante que requer acima de tudo comprometimento com seu projeto de vida.

O processo de orientação vocacional ou profissional ajuda a buscar a melhor alternativa e evitar que possa haver maiores prejuízos decorrentes das dificuldades relacionadas à escolha dos caminhos no campo profissional. Ao final do processo, além da escolha o cliente tem uma clareza maior quanto aos objetivos a serem atingidos e como chegar lá, ou seja, um Plano de Carreira alinhado aos seus interesses e propósitos de vida.