Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica é um procedimento que visa avaliar, através de instrumentos previamente validados para determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.

O objetivo da avaliação psicológica é identificar a partir de técnicas específicas as diferenças individuais, no que diz respeito às suas capacidades, habilidades, características de personalidade, comportamentos ou algum possível conflito (interno ou externo) de determinada pessoa.

Onde pode ser aplicada?

A  avaliação psicológica é amplamente utilizada em diversos contextos, dentro de empresa, por exemplo, ela desempenha uma função essencial na área de seleção e também na área de desenvolvimento pessoal.

Muitas organizações constatam que a avaliação psicológica é uma ferramenta poderosa de tomada de decisão que traz benefícios para os indivíduos e para a organização. No âmbito de seleção de pessoal é possível detectar perfis mais adequados e os que não são compatíveis com o cargo, evitando assim consequências prejudiciais, como o adoecimento, prejuízos financeiros e a desmotivação do funcionário com o cargo exercido (Ferreira & Santos, 2010).

De acordo com a lei 4.119/62, o psicólogo tem a liberdade para escolher quais serão as técnicas a serem utilizadas, desde que essa escolha seja pautada no objetivo das características psicológicas a serem investigadas. A exemplo disso, as técnicas utilizadas para fazer a seleção de um funcionário serão diferentes das técnicas utilizadas para se fazer um diagnóstico ou orientação profissional.

Oferecemos:

  • Avaliação de Perfil Profissional
  • Seleção por Competência
  • Serviços especializados e treinamentos na área Empresarial